Principal Artigos Como Comprar Quem somos Links Contato Atualizar cadastro
Procurar

Catálogo
Novas Adições (40)
Canetas Reservadas e Vendidas (66)
Catálogos (3)
Desk Sets e Dip Pens (3)
Esterbrook (15)
Faber-Castell (9)
Faber-Castell - Lapiseiras (18)
Faber-Castell - Duos (5)
Faber-Castell - Esferos (29)
Lapiseiras - Minas - Outros (4)
Lapiseiras PRO - 2,0mm (6)
Lapiseiras PRO - 5,6mm (8)
Lapiseiras Profissionais (16)
MontBlanc (9)
Outras (25)
Parker 51 (29)
Parker 21, 41 e 45 (25)
Parker Duofold (25)
Parker 61, 65 e 75 (18)
Parker Jotter e Esferos (28)
Parker Outras (51)
Parker Vacumatic (30)
Pelikan (13)
Sheaffer Anos 20 e 30 (11)
Sheaffer pós 1940 (22)
Sheaffer Snorkel (11)
Waterman (14)

Adicione este site aos Favoritos

Notícias

Leia na Seção Artigos: A tinta para canetas-tinteiro
Outras Notícias

Carrinho de Compras


Cadastro
Checar Pedido

Artigos

Para acessar o artigo na íntegra, basta clicar no título do mesmo.

A Caneta Esterbrook

A Esterbrook foi uma caneta feita para ser acessível a todos. Bonita, barata, robusta e de muito fácil manutenção. A sua pena pode ser facilmente trocada por outra, sem a necessidade da intervenção de gente especializada. A operação de troca é muito simples: basta desrosquear uma pena e rosquear a outra e ela está pronta para cumprir seu papel. Como a parte mais sensível e sujeita a quebras de uma caneta é sua pena, representando mais de 70% dos problemas que podem ocorrer, a Esterbrook percebeu que essa facilidade de manutenção a ajudaria a comercializar suas canetas para um público muito grande que precisava contar com uma boa caneta e preço baixo.
 


As Vacumatics Oversize, Senior Máxima e Máxima

As Vacumatics foram lançadas pela Parker no mercado americano no começo de 1933 e inicialmente foram fabricados apenas os modelos Standard, Junior e Sub Junior, que eram os modelos do topo de linha. 
Com o sucesso de vendas que aconteceu, em 1934 a Parker lançou mais dois modelos no topo de linha que foram o Oversize e o Slender.
 


A Bela Vacumatic Major - Jóia Simples

A Parker, em 1937, decidiu trocar o estilo das Vacumatic topo de linha, produzindo modelos mais aerodinâmicos. Foi nessa troca de estilos que surgiu a Major, uma nova caneta, idêntica a Standard exceto na tampa, pois trazia apenas uma banda de 4 mm de largura banhada a ouro, enquanto a Standard tinha três anéis.
 


A Maravilhosa Parker 51 - Mark I - Tipo 1

A Parker “51” é a caneta-tinteiro mais vendida no mundo em todos os tempos. A Parker levou 11 anos para desenvolvê-la, pois entendia que esta caneta deveria revolucionar o mercado. Foram vendidas mais de 20 milhões de canetas durante os mais de 30 anos em que reinou soberana na mente e na mão de seus consumidores. A Parker gastou muito dinheiro para promovê-la, mas valeu a pena, porque em 1969 ela já tinha alcançado os 400 milhões de dólares em vendas. 
 

 


A Parker “51” Special

No início da década dos 50 a Parker, que tinha na 51 seu carro chefe e que dominava o mercado de canetas de alta qualidade (e que eram evidentemente caras), sentiu que precisava ter uma boa alternativa para concorrer no mercado das canetas de preço médio. A Parker 51 standard com tampa de aço. a mais barata da série, era vendida por 13.50 dólares e as com tampas de ouro por 60 dólares. A 21 era um sucesso e dominava o mercado nas canetas de até 5 dólares. Assim, o desafio era desenvolver uma caneta que possibilitasse uma exploração racional do excelente mercado de canetas de preço médio.
 


A Parker 21 - A Caneta do Estudante

A Parker 21 foi lançada nos Estados Unidos em 1948 para ser uma boa alternativa para aquelas pessoas que gostavam da forma e estilo da 51, mas não estavam dispostas a pagar um alto preço por isso.
 


A Parker 51 - Vacumatic - Jóias Duplas

A Parker "51" Vacumatic com jóias duplas é a mais colecionável, rara e desejada pelos colecionadores de todos os modelos de Parker "51" fabricados.
 


A Parker 51: Four Times (4T) ou Six Times (6T) ?

Muitos amigos colecionadores sempre nos perguntam as diferenças entre as Parker 51 – 4 Times e a 6 Times. Na maioria das vezes a nossa resposta é bastante simples: a tampa e o mecanismo de enchimento são diferentes. Aparentemente essa resposta curta, parece correta, mas analisando os aspectos tecnológicos envolvidos, a nossa resposta é muito, muito simplista. Existem diferenças, e muitas, que tentaremos mostrar neste artigo.
 


A Pena da Caneta-Tinteiro

A pena é o coração da caneta tinteiro. Penas de qualidade são feitas a partir de lâminas de ouro de 14 ou 18 quilates que depois de prensadas tomam a sua forma clássica.
 


A Tinta Para Canetas-tinteiro

No início, as tintas eram basicamente uma mistura de água com a cor dada por frutas como morango e ameixa, sangue, carvão e outras coisas simples. Tintas especiais para canetas-tinteiro só se tornaram mais comuns no início do século XX. Duas categorias básicas existiam: lavável e permanente.
 


A Transitória Parker 41

A Parker lançou a "41" em 1955 e pretendia com esta caneta, atingir um público que não queria comprar uma "51" pelo seu preço alto e não queria também uma "21" por achar que ela não dava o devido status.
 


As Parker Duofold Estriadas

Quando uma Vacumatic não é Vacumatic? 
Quando ela é uma Duofold. 
Quando uma Duofold não é uma Duofold? 
Quando ela é uma Vacufold. 

 


Bibliografia Recomendada

São apresentados e comentados alguns dos livros mais importantes atualmente existentes sobre canetas no mundo. A Literatura existente não é muito vasta, toda em inglês, mas os livros normalmente trazem muitas ilustrações e fotografias, muitas em tamanho real de canetas importantes de diversos fabricantes.
 


Capacidade de Armazenamento de Tinta das Canetas Parker 51 e 61

Praticamente todos os dias, ouvimos de clientes, amigos e especialistas, que as Parker 61 têm uma pequena capacidade de armazenamento de tinta. Será?
 


Como Guardar Suas Canetas

Vários amigos e colegas colecionadores têm nos perguntado qual a melhor maneira de guardar canetas. Eu respondo que isso depende da quantidade de canetas a ser guardadas, ou seja, depende do porte da coleção
 


Critérios para Avaliação de Canetas

São apresentados os critérios que a Star Fountain Pen usa para avaliar o estado das canetas colocadas a venda no site.
 


Da Book

Frank Dubiel é um dos maiores especialistas na arte de restaurar canetas-tinteiro nos Estados Unidos.Ele considera isso um hobby e em 1995 em função de muita experiência obtida ao longo dos anos, lançou o seu livro:"Fountain Pens - The Complete Guide to Repair & Restauration" (Canetas Tinteiro - Um Guia Completo para Reparo e Restauração), que ficou conhecido como "Da Book".
 


Livro Recomendado - Fountain Pen of the World

Andreas Lambrou começou a colecionar canetas-tinteiro aos 12 anos de idade e hoje é uma das maiores autoridade mundiais no assunto. Ele é membro fundador da Writing Equipament Society formada em 1980. Ele escreve artigos para publicações especializadas incluindo a Pen World, Business magazine, The V.I.P Guide to London, Vogue e outras. Vem ainda avaliando canetas para museus de fabricantes internacionais de canetas.
 


Minas de Grafites - Graduação

Para orientar na escolha de minas de grafites para alpiseiras apresenta-se a seguir a sua graduação e os usos recomendados por fabricantes e especialistas no assunto. 
 

 


O Fácil Sistema de Numeração das Parker Vacumatic e Aerométricas

No corpo de várias canetas e de algumas penas das Vacumatic e de algumas Aerométricas existe um dígito que indica o ano em que a parte foi fabricada. Este dígito é sempre acompanhado por um, dois ou três pontos. No início do ano, aparecem três pontos, dois deles ladeando o número e o outro abaixo deste, indicando o primeiro trimestre do ano. A cada trimestre um ponto desaparece. Assim, o número ladeado por dois pontos representa o segundo trimestre. O terceiro trimestre é indicado por apenas um ponto colocado no lado direito do número. O último trimestre do ano não tem ponto. 
 

 


Por que o nome Parker 51?

De onde surgiu o nome da mais famosa caneta do mundo a Parker "51"? Veja no texto.
 


Preços da Parker 51 Aerométrica 6 Tempos em 1949

Em 1948 a Parker lançou a sua revolucionária Parker 51 aerométrica para substituir a Parker 51 Vacumatic. Com certeza, o novo e revolucionário sistema de enchimento aerométrico e as novas e modernas cores dos corpos, impulsionaram ainda mais as vendas das 51. 
 
O catálogo da Parker de 1949 apresenta todos os modelos colocados no mercado naquele ano e seus respectivos preços. Para o colecionador da Parker 51 é importante o conhecimento desses modelos e a hierarquia de preços, que apresenta-se a seguir: 

 


Principais Sistemas de Enchimento das Canetas-Tinteiro

Sempre houve por parte dos fabricantes de canetas-tinteiro extrema preocupação com relação aos sistemas de abastecimento de tinta de suas canetas. 
 
Desde o sistema de conta-gotas (eye-dropper) até os atuais conversores, os objetivos dos fabricantes foram dotar as suas canetas com sistemas simples, eficientes e de boa capacidade de armazenamento de tinta. 
 
O objetivo deste artigo é mostrar os principais sistemas de enchimento adotados ao longo do tempo e os princípios de funcionamento que os nortearam. 

 


FINALMENTE, REINAUGURAMOS A NOSSA LOJA

É com muita satisfação que informamos a todos os nossos amigos que finalmente inauguramos, no dia 08 de junho de 2006, a nossa loja temática em Curitiba. 
Até outubro de 2012 estivemos na Rua Benjamin Lins e no dia 29 de outubro de 2012 nos mudamos para a Av. República Argentina, 1325 - conjunto 201 no bairro Água Verde em Curitiba, O nosso telefone continuou sendo 41-3322-3044 atendendo das 10 as 17 horas nos dias úteis. 
Ficaremos imensamente honrados e felizes com sua visita. 
 

 


Os Sistemas de Enchimento Vacuum-Fill e Snorkel

Freqüentemente ouvimos, inclusive de colecionadores experientes, que os sistemas de enchimento pneumáticos conhecidos como Vacuum-Fill, usados no final da década de 1930 e até os meados para o final dos anos 40; e Snorkel, usados de 1952 até o início da década de 1960, pela Sheaffer, são complicados.
 
 
Não concordando com isso, queremos mostrar neste pequeno artigo que esses sistemas são engenhosos e simples.

 

StarFountainPen.com.br ©2002-2017 - www.starfountainpen.com.br